Propósito: o Começo de uma Marca de Sucesso

Ninguém veio ao mundo a troco de nada. Se escavarmos bem, sempre vamos encontrar um porquê das coisas que fazemos. Quando pensamos em marcas, se pararmos para observar, toda marca de sucesso começou por um propósito.

Propósito significa intenção de fazer algo, projeto, aquilo que se busca alcançar, objetivo, finalidade, intuito.

E, para encontrar o seu propósito, você deve buscar a sua causa, a sua missão. Isso tem que ser uma busca constante dentro de você durante toda a sua jornada.

As pessoas ficam achando que propósito é algo poético ou complicado. Mas temos que caminhar e encontrar nosso propósito durante o caminho.

O propósito, na verdade, é um encontro com seus valores, sua essência e com seus talentos. E para, de fato, encontrá-los, você precisa ser menos provisório, ter mais permanência em suas atitudes. É assim que você vai gerar a conexão com o outro… cada vez mais e mais.

E se você estiver pautado no seu propósito, você vai chegar onde quer. É uma questão de persistência e insistência na sua missão, nos seus valores e no que você realmente acredita que pode fazer pelo mundo.

Não é complicado, mas exige trabalho. Então não desista de encontrar o seu propósito. A mentoria, por exemplo é um processo que pode te ajudar nesse trabalho. Quer saber um pouco mais sobre mentoria? Confere esse post aqui!

 

Por que você faz o que você faz?

Sim, eu sei que essa pergunta pode ser um tanto desafiadora de responder. Mexe com muitas coisas dentro nós, não é? Há algum tempo atrás também me sentia assim e muitos dos meus mentorados também relatam essa angústia.

Mas, se dar conta do porquê você faz o que você faz pode ser a grande mola propulsora que te leva para frente, e há estudos sobre isso.

O autor de origem britânica Simon Sinek, em suas observações, chegou à conclusão de que os líderes que conseguem inspirar, geralmente tem algo em comum. Eles têm comportamentos parecidos no que diz respeito a planejamento e atitudes: sabem como agir e se comunicar da mesma forma. Essas atitudes dos líderes de sucesso faz a gente pensar nos empreendedores, que querem, de certa forma, serem líderes também.

E Sinek, a partir dessas observações, entendeu que empreendedores de sucesso, assim como os líderes de sucesso, não trabalham no intuito apenas de lucrar, ganhar dinheiro.

Pelo contrário: a motivação é pessoal. Sempre que um empreendedor trabalha com o que verdadeiramente acredita, com aquilo que realmente o move, ele trabalha e se engaja muito mais e, claro, tem mais sucesso. Com isso, dinheiro e lucro são consequências desse trabalho.

 

Propósito e o conceito do GOLDEN CIRCLE

Sinek criou o conceito do Golden Circle, que envolve 3 coisas: “Por quê?”, “Como?”, “O quê?”. Entender esse círculo e colocá-lo em prática pode te ajudar de forma surpreendente com seus negócios.

O “Por quê?” é o seu propósito. O “Como?” são as suas atitudes práticas para alcançar a sua meta. E o “O quê?” é o que você faz ou vende (seu produto/serviço).

A regra geral é que nas suas ações de marca, você aja de dentro para fora e não de fora para dentro, como as pessoas normalmente fazem.

Então, você, como empresário/empreendedor, primeiro tem que focar no que você acredita. Assim, vai definir os seus objetivos com mais clareza e direcionamento. E, a partir disso, você vai perceber quais são as atitudes que precisa tomar para alcançar seus objetivos.

O que você ganhará é uma melhor comunicação com seus clientes, gerando motivação, inspiração e conexão, porque as pessoas vão se identificar com a marca. Isso vai aumentar o valor que sua audiência vai dar à sua marca.

Conceito incrível, não é?

Que tal começar agora mesmo a procurar o seu propósito para construir a SUA marca de sucesso?

Espero ter te ajudado compartilhando esse conteúdo.

Até a próxima,

Gabi Archetti.