Por que a Evolução de Marcas e Negócios é importante?

Marcas e Negócios: Evolução Constante

Eu sei que você vê outras marcas por aí fazendo muito sucesso. Há tantas pessoas tendo muito mais resultados que você… E você se pergunta por que no seu caso isso não está acontecendo. E eu te respondo: EVOLUÇÃO CONSTANTE.

É claro que, se você tem uma marca, um negócio, ou seja, se empreende, você quer ter resultados, certo?

Pois é, mas hoje eu preciso te contar uma coisa que parece meio óbvia. Você pode pensar: “Poxa, mas todo mundo fala disso e todo mundo sabe disso!”.

Mas, de tão óbvia, ela deixa de ser tão clara e forte na mente e na prática do dia a dia das pessoas que empreendem: a necessidade de evolução constante.

Parece simples, mas muitas vezes, as marcas deixam de trabalhar nessa evolução e acabam ficando estagnadas no mercado.

Por isso, as marcas têm que estar em constante movimento. Isso porque o mundo está em constante evolução e ela é extremamente veloz. Principalmente, quando a gente fala de tecnologia, pois toda hora aparece algo novo por aí.

Às vezes, o que acontece é que você vê uma novidade aparecer e acha super bacana, mas deixa para depois. Daí, essa novidade passa. Quando você for colocar a mão na massa, a novidade já foi, já deixou de ser nova, já deixou de impactar.

 

Como isso acontece?

Um exemplo disso são algumas funções dos stories no Instagram. Costumo falar que, quando surge algo novo por lá, você precisa usar logo, para poder ter um bom alcance. Isso porque o aplicativo tende a dar mais visibilidade a quem utiliza suas novidades e entrega mais.

Ou seja, para você, de fato, ter resultados, você precisa estar atento ao que aparece de novo, não só no Instagram, mas no mercado em geral.

Outro exemplo foi o que aconteceu com a pandemia. Muitas empresas e marcas pessoais precisaram se adaptar à nova realidade. O digital passou a ser aquilo que mais deu suporte aos negócios durante meses. E, quem já estava à frente disso teve muito mais facilidade e não sofreu tanto. Por outro lado, quem ainda não estava acostumado ao online, precisou de mais tempo e investimento para se adaptar de uma hora para outra.

Lembre-se: Marcas que crescem se mantêm em movimento, são rápidas, se adaptam. Para o seu negócio ter sucesso é preciso que você se mantenha em uma evolução constante.

E você, quer ser uma marca que evolui ou uma marca que estaciona?

 

Como fazer para se manter em constante evolução?

  1. Estudo/leitura: para pode ter mais conhecimento sobre o assunto de que você fala e das inovações que o envolvem, procure materiais gratuitos e pagos para fazer leituras e estudar sempre.
  2. Atualização: acompanhe conteúdos de experts no assunto seja nas redes sociais, ou em outros veículos de mídia. Nunca deixe de se atualizar sobre o seu nicho com especialistas.
  3. Cursos/mentorias/consultorias: faça cursos, entre em mentorias, contrate consultorias para aprender mais, ter mais direcionamento em suas ações e sempre estar ativo nas ações da sua marca para não perder as mudanças que acontecem todos os dias.
  4. Aprender sobre novas ferramentas, apps etc.: a todo momento surgem novas ferramentas e aplicativos que podem te ajudar em várias frentes, seja na sua organização e planejamento, seja no seu Marketing, seja na sua entrega com o seu Branding. Esteja sempre informado sobre as novidades que surgem.
  5. Colocar em prática: nenhuma dessas outras dicas te darão resultado se você não estiver constantemente aplicando-as na prática. Movimento também quer dizer ação, então para poder evoluir, você precisa agir.

Que tal começar a seguir essas dicas hoje?

Se você ainda não conhece muito sobre Branding, acesse esse post em que eu te explico melhor.

Espero ter te ajudado.

Até a próxima!

Gabi Archetti.