Performance: o caminho para o sucesso

Como alcançar a alta performance?

Se você é uma pessoa que busca ter sempre mais sucesso na vida, talvez já tenha ouvido falar sobre performance. Essa palavrinha carrega grandes significados e constantemente é citada em estudos sobre busca pela felicidade.

Mas afinal, o que significa ser uma pessoa de alta performance?

É simplesmente ser alguém que apresenta resultados em todas as áreas da sua vida. Quando falamos sobre performance, não estamos nos referindo apenas à sua vida no trabalho. Estamos falando também na nossa vida como mãe, esposa, amiga e como um ser humano em geral.

A felicidade é algo multifatorial, ou seja, é preciso cuidar de cada área da sua vida com dedicação para conseguir alcançar o sentimento de bem-estar geral.

Ser uma pessoa que performa quer dizer ser alguém que batalha para apresentar os melhores resultados possíveis em tudo o que faz.

 

Seja a sua melhor versão para atingir uma alta performance

 

Se este pensamento te assusta, acalme-se: isso não quer dizer que você precisa ser melhor que todas as pessoas que te cercam. Atingir uma boa performance é principalmente ser a melhor versão de você mesma, para você mesma.

Não se compare aos outros, cada um de nós possui suas próprias batalhas e todos nós estamos lutando a cada dia para alcançar a felicidade. Por isso, concentre-se apenas no seu Eu interior. O seu objetivo deve ser atingir melhores resultados sempre: superar-se, ser hoje uma pessoa melhor do que você foi ontem.

Todos nós devemos ter orgulho de quem somos. Se você sente que poderia ser melhor do que é, se sente que poderia ser uma profissional melhor, uma mãe melhor, uma amiga melhor… Então lute para alcançar isso.

Você é a única pessoa que tem o poder de mudar sua vida. E acredite, isso está completamente ao seu alcance. Você tem, dentro de si, tudo o que precisa para ser melhor.

Como atingir uma alta performance

 

Todos querem ter sucesso, mas poucos batalham para isso. Acontece que ser uma pessoa que apresenta uma boa performance na vida está intimamente ligado a produtividade. E a gente sempre ouve dizer que é difícil ser produtivo. Mas isso não é verdade.

Aplicando algumas dicas simples na sua vida, você vai perceber que ser uma pessoa produtiva é algo que está ao alcance de todos. Basta trabalhar para isso. Aqui vão algumas dicas:

Seja organizado(a)

Produtividade tem tudo a ver com organização. Faça listas das atividades que precisará realizar no dia seguinte e priorize as mais urgentes. Faça uma coisa de cada vez, mesmo que a lista de atividades seja grande.

Concentre-se sempre no que está fazendo, sem pensar no que ainda está na lista, isso ajuda a manter o foco.

Não adie o que precisa ser feito

Mesmo se você estiver com bastante tempo livre. Uma tarefa pendente é uma tarefa que deve ser realizada assim que possível. Tenha sempre este pensamento em mente para evitar a procrastinação e a preguiça.

Crie metas

Uma pessoa que possui metas apresenta uma maior determinação e, consequentemente, tem mais resultados positivos. Anote suas metas, releia a lista todos os dias e se comprometa com elas.

Se você colocou algo como meta em sua vida, quer dizer que está determinada a cumprir aquele objetivo. Sinta esse objetivo como uma responsabilidade sua.

Quando você obtiver os resultados que se propôs a alcançar, sentirá que é verdadeiramente uma pessoa de alta performance.

 

Errar também faz parte. Erre, mas erre rápido.

 

Tenha em mente que, mesmo se esforçando para atingir os melhores resultados, às vezes você vai falhar. Todos nós cometemos erros, no trabalho, em casa, como mãe, como esposa… O erro faz parte da caminhada.

Por isso, aprenda a perdoar suas falhas, principalmente se você começou recentemente nesta jornada pela alta performance. Como diria o professor e empreendedor Joel Jota:

“o campeão não nasce pronto, portanto, o sucesso é treinável”.

Isso quer dizer que talvez você não consiga performar de primeira. Talvez não chegue ao objetivo que gostaria de chegar na primeira tentativa. Mas você precisa continuar tentando.

Quando perceber que não alcançou os resultados que gostaria, dê um passo para trás e analise a situação com sabedoria. Entenda onde foi que errou, onde poderia ter se esforçado mais, onde deveria colocar sua energia.

Na próxima vez, faça melhor. Isso também faz parte do processo de alcançar a alta performance e é completamente normal. É como se você fosse um atleta que precisa de muito treino para vencer competições. A única diferença é que sua competição é com você mesma, para ser melhor a cada dia.

Aos poucos, você vai perceber que está criando o hábito de batalhar por melhores resultados e esse esforço será algo mais natural. Você se tornará uma pessoa naturalmente organizada, que faz planejamentos, que cria listas de metas, que programa o seu dia.

Depois de um tempo, você perceberá como está sendo uma pessoa mais produtiva. Seu dia renderá mais, você conseguirá utilizar o tempo que tem de forma inteligente e não terá mais momentos de preguiça ou procrastinação.

Com a vida organizada, conseguirá analisar seus erros com tranquilidade, entender como poderia aperfeiçoar suas ações.

          É assim que você irá evoluir como pessoa.

Bem-vindo(a) ao sucesso.

 

Espero que tenham gostado!

Até a próxima, Gabi Archetti.