Afinal, para que serve o Marketing Digital?

Vamos falar sobre Marketing Digital?

Por que sua empresa precisa dele?

Vivemos em uma era em que a grande maioria das empresas já está presente na internet. Algumas já não possuem nem mesmo um espaço físico. Muitas delas, por sua vez, funcionam exclusivamente no meio online. Como consequência, ouvimos falar cada vez mais sobre Marketing Digital.

Essas duas palavrinhas aparecem em todos os lugares, mas você conhece tudo o que elas abrangem?

 

O que é Marketing Digital?

 

Basicamente, Marketing Digital é o ato de promover uma marca ou produtos através de mídias digitais.

Isso quer dizer que agora podemos reunir todas as antigas técnicas de divulgação na internet – panfletos, cartões, cartazes, e até mesmo o famoso “boca a boca”. Então, é uma maneira mais prática e, muitas vezes, mais barata de ir de encontro ao seu público.

O principal objetivo do marketing digital é atingir seu público no lugar onde ele está mais presente: na internet. Isso pode acontecer através das redes sociais, e-mail marketing, sites de busca, blogs, entre vários outros canais. Isto é, o ambiente online é imenso. As formas de atingir seu público também são.

Claro que o marketing online não precisa necessariamente substituir por completo o marketing tradicional. Se você já possui uma empresa e gosta de fazer publicidade das formas mais tradicionais, é possível unir as duas coisas.

Portanto, o marketing online pode ser uma ótima forma de complementar as divulgações que você já faz. Você pode levar o público do meio físico para o virtual e vice-versa.

 

O Marketing Digital serve para empresas grandes?

 

Segundo uma pesquisa da Internet World Stats, mais da metade da população mundial já possui acesso à internet. E o número cresce a cada ano.

Inclusive, pesquisas também indicam que um terço do tempo que um usuário passa online é dedicado a redes sociais. Além disso, 40% dos internautas dizem que têm um grande hábito de seguir suas marcas favoritas nas redes.

Isso demonstra o quanto é importante para uma empresa estar inserida neste meio. Para as empresas grandes, é quase obrigatório, pois todos os seus concorrentes já estão lá.

Aliás, o Marketing Digital é uma ótima forma de facilitar o contato com o cliente, que antes possuía apenas um número de telefone de SAC. Esse era um processo que muitas vezes levava um longo tempo para tirar qualquer pequena dúvida sobre um produto ou serviço. Isso era realmente desanimador.

Hoje em dia, o consumidor já sabe que é possível entrar em contato direto com qualquer grande empresa, recebendo respostas rápidas e eficientes.

 

Também serve para as pequenas empresas…

 

Já para as pequenas empresas, o marketing digital representa uma grande porta de entrada para o mercado. Nesse caso, através dele, é possível encontrar clientes, divulgar seu trabalho com um custo muito baixo e fidelizar seu público.

A internet também permite que as pessoas façam a velha publicidade boca a boca. Ou seja, as pessoas indicam um produto ou serviço aos amigos, de modo que avaliam empresas em redes sociais ao emitir sua opinião como consumidor.

Além do mais, o processo de encontrar os primeiros clientes ficou muito mais fácil. Antes da internet, uma empresa recém-aberta tinha grandes dificuldades para crescer.

Isso porque levava algum tempo até ser conhecida em sua cidade. Atualmente, é muito mais fácil ser encontrado através dos sites de busca e das redes sociais.

Outra vantagem para as pequenas empresas é que você não precisa começar já possuindo um espaço físico. Você pode oferecer e divulgar seu serviço ou produto na internet e produzi-lo em casa ou entregá-lo nas casas dos clientes.

Assim, suas vendas terão o mesmo sucesso (ou mais). Você terá ainda a vantagem de que você de uma despesa bem menor, já que não precisará manter um espaço físico.

 

Resultados para sua empresa

 

Conquistando clientes

Quando bem realizado, o marketing digital pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa e transformar completamente o seu negócio.

O primeiro resultado que você pode alcançar é a conquista de novos clientes. Logo, com uma estratégia online bem estruturada, você pode facilmente alcançar potenciais consumidores e transformá-los em clientes. Isso aumentará suas vendas apenas com as divulgações pela internet.

Além disso, você poderá gerar um bom Branding, que é a gestão de sua marca para torná-la fixa na memória do seu público.

Quer saber mais sobre Branding? Clique aqui e veja o que eu conto nesse post.

Então, criando um bom relacionamento com seus seguidores e consumidores, você irá fazer com que sua marca esteja sempre presente na mente deles. Quando pensarem sobre o produto ou serviço que você comercializa, é você que virá à mente. Isso gera fidelização de clientes e garante o aumento progressivo de vendas.

 

Divulgação

Após conquistar uma boa clientela, você notará o surgimento do Buzz Marketing, ou seja, a divulgação espontânea de seus produtos ou serviços. Atualmente, quando as pessoas gostam muito de algo que consomem, elas costumam mostrar em suas redes sociais. Essa é uma forma de indicar algo para várias pessoas ao mesmo tempo.

Mas cuidado: o oposto também acontece. Muitas vezes, quando o consumidor não gosta de um produto ou serviço, ele também fala sobre isso na internet. Isso funciona como um alerta para outras pessoas.

Por isso, é importante estar sempre atento ao que estão falando sobre o seu negócio – até mesmo em relação às críticas. Sendo assim, responda-as com linguagem amigável e tente reverter a insatisfação daquele cliente específico.

Esse fator também conta muito para mostrar ao público que sua empresa faz questão de ter uma boa relação com todos que atende. Isso porque a internet é um local que permite que as empresas criem uma relação bastante próxima com seu público.

Mas esse recurso deve ser utilizado com inteligência. No fim das contas, os resultados dessa relação você verá em seu faturamento.

 

Como fazer um bom Marketing Digital

 

Redes sociais, mecanismos de busca, funil de vendas, estratégias, SEO, inbound, marketing de conteúdo… São vários os tópicos que fazem parte do Marketing Digital.

É por isso que, muitas vezes, os empreendedores ficam perdidos na hora de trabalhar com suas divulgações pela internet. E, outras vezes, não entendem porque não estão tendo grandes resultados.

Por isso, se possível,  contrate um profissional para cuidar desta área. Ele estudará sua empresa e seu público, e saberá exatamente como agir para ter os melhores resultados possíveis.

Sou consultora de Marketing e Mentora de Branding e Performance para empreendedores. Essa é minha paixão. Portanto, tudo isso que falei acima é o que faço com muito amor e dedicação.

Então, agora que você entende um pouco da importância do Marketing Digital, pode começar a usá-lo da forma correta. Consequentemente, você pode conseguir muitos frutos para o seu negócio muito mais rápido do que você pode imaginar!

 

 Espero que tenham gostado! 

Até a próxima, Gabi Archetti.