Home Atitude Mental 5 passos para se tornar a Dona da sua vida

5 passos para se tornar a Dona da sua vida

por Gabi Archetti

5 passos para se tornar a DONA DA SUA VIDA

 

Se você anda se sentindo perdida ou impotente diante da vida, como se tudo estivesse fora do seu controle,

acalme-se!  Todo mundo passa por fases assim. A boa notícia é que existem saídas fáceis e que estão ao seu alcance para mudar essa realidade. Acredite, o poder de transformar a sua vida está dentro de você!

 

1- Descubra o que você realmente quer

 

O primeiro passo para qualquer mudança é saber exatamente o que precisa ser mudado. Se você sente que a sua realidade não está do jeito que gostaria, precisa definir onde estão os problemas que você deseja resolver. É sua vida profissional que anda mal? Gostaria de ganhar mais ou ter um trabalho diferente? Ou é sua vida amorosa que te incomoda atualmente? Será que o problema é que está faltando tempo para a família?

Reflita sobre cada área da sua vida, profissional, amorosa, social, familiar. Onde estão as coisas que te incomodam? Onde você não está completamente feliz e sente que algo precisa mudar urgentemente? Faça uma lista dessas coisas.

Após identificar quais são os campos insatisfatórios da sua vida, pense sobre como você gostaria que eles estivessem. Onde você gostaria de estar trabalhando, em que cargo, ganhando quanto? Quanto tempo você gostaria de ter para dedicar à sua família e o que você faria com esse tempo? Anote todos os pensamentos. Esvazie sua mente. É assim que você conseguirá definir o que realmente quer mudar em sua vida e quais são suas prioridades.

 

2- Use a insatisfação como combustível

 

Ao invés de ficar se sentindo sem forças diante de seus problemas, tente usá-los como incentivo para mudar. Transforme sua postura diante da vida, nas situações em que antes você se enxergava como vítima, imagine a si mesma como uma vencedora, superando todos os obstáculos.

Isso é fundamental para conseguir sair de sua zona de conforto. Sempre que começar a se sentir mal com um problema, não se acomode: aja! Arregace as mangas, coloque-se em uma posição de batalhadora e tente encontrar soluções. Não desiste até conseguir mudar aquele fato e resolver o problema que te incomoda.

Saiba que, por mais difícil que seu obstáculo pareça, você possui o poder de superá-lo. O pensamento positivo e corajoso também é muito importante para garantir a sua vitória diante de qualquer desafio. E sempre que sentir vontade de desistir ou pensar que a luta está sendo muito árdua, lembre-se de como o seu problema te incomoda e como ele não permite que você seja completamente feliz. Você é uma mulher que merece ser feliz em todos os aspectos, por isso, não aceite viver a felicidade pela metade.

 

3- Corte tudo o que te faz mal

 

Às vezes, por mais que a gente tente vencer na vida, algumas coisas nos puxam para trás e nos mantém naquele estágio de desorientação, onde não conseguimos dominar nossa própria realidade. É importante identificar se há algo na sua vida que está te impedindo de ser quem você quer ser ou de chegar aonde você quer chegar.

Seu trabalho está te desanimando, não te deixa crescer e faz com que você conte os dias para o fim de semana, só para ficar longe dali? Talvez seja hora de começar a pensar em um novo emprego ou até mesmo em outra carreira, fora de sua área de atuação atual.

Pode ser que seu relacionamento amoroso também não esteja contribuindo para a sua plena felicidade. Se você não tem apoio do seu parceiro, se tem decepções diárias e se ele não aceita que você tenha o domínio completo da sua própria vida, este é o momento de rever a relação. É claro que nem sempre é necessário terminar tudo, mas reflita se ainda há espaço para mudanças e segundas chances ou se o melhor é deixar essa fase da vida para trás.

Até mesmo as amizades podem ser prejudiciais. Algumas pessoas fingem ser amigas, mas na realidade estão sempre tentando te colocar para baixo. Para identificar quem realmente é seu amigo, observe quem fica feliz por você nas pequenas e nas grandes vitórias da vida.

 

4- Defina objetivos palpáveis

 

Não adiante querer ter o controle de sua vida se a sua única meta é ficar milionária do dia para a noite. Isso não vai acontecer assim e você continuará se sentindo perdida e sem saber por onde seguir.

Estabeleça objetivos palpáveis, que você tem certeza que pode alcançar. Comece com metas simples e, aos poucos, vá subindo os degraus de dificuldades. Você vai ver que sempre que atingir um dos objetivos, ganhará mais forças e se sentirá mais confiante para perseguir o próximo.

As metas realistas também te ajudarão a ser mais otimista, pois você saberá que elas estão dentro das suas capacidades. Essa certeza te dará foco, auxiliará a tomar decisões com mais firmeza e te fará sentir que sabe exatamente em que solo está pisando e para onde está indo.

5- Liste o que aprendeu com as situações ruins

 

Todo mundo passa por situações difíceis na vida. Cometemos erros, perdemos batalhas, nos decepcionamos. Mas pode ter certeza: de todas as situações ruins, nós podemos tirar boas lições.

Comece a refletir sobre todas aquelas vezes em que algo não saiu como o planejado ou que você falhou. O que poderia ter sido diferente? Onde você poderia ter sido melhor? Não se martirize com as respostas, mas use-as para se tornar uma pessoa melhor. Quando você reflete sobre suas falhas e entende onde errou, torna-se uma pessoa mais sábia. Futuramente, em uma situação parecida, você já saberá o que fazer e como agir melhor. Foi assim que os grandes gênios da humanidade conseguiram realizar seus grandes feitos: errando, aprendendo com os erros e fazendo diferente.

 

Agora você já está um pouco mais preparada para tomar as rédeas de sua vida. Quando começar a colocar as dicas em prática, verá que tudo o que você deseja está ao seu alcance, apenas esperando que arregace as mangas, saia de sua zona de conforto e vá à luta!

 

Espero que tenham gostado:)

Beijos,

gabi archetti

gabi archetti

You may also like

Deixe um comentário