Guia básico para construção do seu posicionamento

Tudo o que você precisa saber para construir seu posicionamento único

 

Que precisa construir o seu posicionamento de marca você já sabe, né? 

Mas como fazer isso? 

Aqui vai um guia rápido e prático agora mesmo: as 6 dicas mais importantes sobre a construção do seu posicionamento de marca. 

 

  1. A construção do seu posicionamento não é só sobre rede social

Calma, não estou falando para você largar o Insta ou qualquer rede social! O que quero dizer é que você precisa encontrar a sua essência para ter voz em qualquer lugar, seja no Instagram ou em qualquer lugar! 

Isso quer dizer que você não deve focar apenas em uma plataforma, mas sempre deve expandir seus pontos de contato com sua audiência. Ficar em um único ponto de contato te deixa vulnerável às instabilidades daquela plataforma. 

 

  1. Não dá para ter engajamento sem estratégia

Na rede social, se seus conteúdos não são intencionalmente construídos, você não terá o retorno que espera das pessoas. Você precisa ter uma estratégia bem definida e, é claro, colocá-la em prática. 

Intencionalidade é fundamental na construção de todo o seu posicionamento, da sua comunicação verbal à sua imagem. Ou seja, de nada adianta produzir qualquer conteúdo sem ter clareza de qual é o objetivo do que você está compartilhando. 

 

  1. Não tem fórmula pronta

Muitas pessoas acham que podem seguir os mesmos passos daquela marca grande. Mas uma coisa que você, como marca precisa entender é que a sua audiência nem sempre é igual ao do seu concorrente.

Por isso, você precisa escutar sua audiência sempre. A partir disso é que você vai conseguir construir a sua estratégia. Não adianta sair por aí tentando copiar o que o seu concorrente faz. 

Lembre-se: nem sempre a persona dele é igual a sua. Sendo assim, não adianta ficar procurando fórmulas mágicas do sucesso por aí, porque elas não existem. 

 

  1. Definir seus pontos de contato é crucial a construção do seu posicionamento 

Quando entende a sua persona, você consegue entender também onde ela gosta de estar. Então, a partir disso, você estabelece em quais redes sociais vai estar presente com seu conteúdo estratégico de valor. 

Ainda que seja importante você estar em mais de um ponto de contato, não adianta produzir conteúdos para todas as redes sem um propósito definido, sacou? Além de perda de tempo, é também perda de energia. 

 

  1. Nunca fique em cima do muro

Defina seus valores e visão de mundo e coloque isso bem claro no seu posicionamento. Não é para criar polêmicas desnecessárias, mas você precisa assumir a sua voz dentro da internet.  

Não esqueça: Quem não se posiciona é posicionado pelos outros da maneira que eles quiserem. Então, você só vai ser único para as pessoas se você focar justamente nisso. 

 

  1. Confie no seu propósito

Nunca duvide da transformação que você é capaz de proporcionar na vida das pessoas. Tenha a autoconfiança sobre as suas habilidades e sobre toda a entrega que você é capaz de proporcionar ao outro.  

É justamente aí que mora o seu grande diferencial. Isso porque existem coisas que só você consegue fazer da uma forma específica, devido às suas experiências pessoais e visão de mundo que você construiu durante a sua jornada. 

Quer entender um pouco mais sobre como o seu propósito vai te ajudar a ser uma marca de sucesso? Clique aqui!

E aí? Está pronto para construir seu posicionamento de marca? 

Espero ter te ajudado.

 

Até a próxima,

Gabi Archetti.