Empreender: 7 mitos que você provavelmente já acreditou

Será que você já ouviu ou acredita em algum desses mitos sobre empreender?

Você já ouviu falar sobre crenças limitantes?

Crenças limitantes são pensamentos que você constrói, muitas vezes negativos, que se confundem com obstáculos reais, mas na verdade são apenas criação do seu imaginário. Elas podem vir desde a infância, já que muitas delas são construídas socialmente.

Essas crenças, muitas vezes, acabam sendo obstáculos porque fazem as pessoas desistirem dos seus sonhos. No empreendedorismo, como em muitas áreas da nossa vida, também existem algumas dessas crenças, que a gente pode chamar até de mitos.

Vamos lá…

Aqui vão 7 mitos sobre empreender:

 

1 – Empreendedores precisam sempre ter ideias inovadoras

Acreditar nisso é furada! E o pior, vai gerar em você uma crença limitante, que vai te fazer paralisar sempre que não tiver ideias “geniais”.

Lembre-se: nada é 100% novo. Tudo é construído a partir de percepções suas sobre o mundo e a sua área.

 

2 – Se você falhar em uma coisa, vai sempre falhar

Uma coisa é certa, você só vai acertar se você tentar. E quando você tenta, pode ser que você falhe algumas vezes.

Mas não quer dizer que sempre será assim. O que a gente precisa, de fato, é aprender a aprender com nossos erros e seguir em frente.

 

3 – Empreendedores não podem ter vida social

Muita gente acredita que não pode parar, que não tem tempo para se divertir, que precisa trabalhar o tempo todo. Eu, inclusive, já entrei nessa.

Mas esse tempo de lazer é necessário, porque se você não alivia a sua cabeça, você se torna improdutivo. Tudo é uma questão de gestão do seu tempo!

 

4 – É preciso ser jovem para empreender

Está aí uma coisa que eu escuto muito – estou muito velho(a) para empreender. Não caia nessa. 

Nunca é tarde para começar a realizar os seus sonhos. Nunca é tarde para mudar e fazer algo totalmente novo na sua vida. Apenas faça.

 

5 – É preciso de muito dinheiro para empreender

Ninguém começa grande. Comece com os recursos que você tem hoje e vá crescendo aos poucos.

Quase ninguém tem muito dinheiro quando começa a empreender. Isso é um fato. Então, o que a gente precisa fazer é começar com o que temos e ir investindo sempre que pudermos (em equipamentos, formações etc.)

 

6 – Para ser empreendedor é preciso sempre dizer “sim”

Quando a gente começa, acaba dizendo muitos “sins”. Muitas vezes, por medo de perder o cliente, a gente evita dizer alguns “nãos”.

Mas ao longo do tempo, isso pode ser extremamente prejudicial, porque algumas coisas que não deveriam ser, acabam se tornando sua obrigação. Então, aprenda a dizer “não” desde o início!

Lembre-se: o seu cliente não é o seu patrão. VOCÊ É O SEU PATRÃO!

 

7 – Empreender é genético

Ninguém nasce empresário! A gente vai aprendendo durante a jornada. Por isso, se você acha que não nasceu com dom de empreender, esquece isso.

TUDO se aprende, TUDO É TREINO! Absolutamente tudo. Empreender é um modo de vida, e como tal pode ser aprendido. Se é isso mesmo que você quer, corra atrás.

Então, coloca essa outra crença limitante de lado e bora pra luta!

 

Precisa de ideias para empreender? Então dá uma olhadinha nesse conteúdo top que vai te dar 5 ideias incríveis! Clique aqui!

 

E aí, você já acreditou ou acredita em algum desses mitos? Se não acreditou, pelo menos já ouviu por aí, não é? 

 

Espero ter ajudado a você a abrir seus olhos hoje.

 

Nada pode ser empecilho para que você busque o que realmente quer na sua vida, aquilo que é verdadeiramente a sua missão. Se empreender é o que você quer, apenas faça.

 

Até a próxima!

 

Gabi Archetti.