7 erros que você poder estar cometendo no Conteúdo do Instagram

Descubra o que prejudica a sua consistência no conteúdo do seu Instagram

Para que a gente tenha o posicionamento digital forte de uma marca de sucesso, é essencial ter consistência na criação de conteúdo do Instagram.

Isso quer dizer que você precisa estar presente sempre para que as pessoas lembrem de você.

É o que eu sempre falo: Quem não aparece desaparece!

Mas o que você pode estar fazendo de errado para não conseguir ter constância nas suas publicações e interações com seu público? Vamos aos 7 erros mais comuns.

 

1 – Falta de ideias para conteúdo do Instagram

Uma das principais queixas das pessoas que querem criar conteúdo para Instagram ou para qualquer outra rede social é a falta de ideias.

E sim, você pode estar errando em um ponto crucial: não ter um banco de ideias. Muitas vezes, quando você está sem ideia para postar, você pode recorrer à essa lista.

Então, ter um local onde você deposita as suas ideias é essencial. Você pode criar uma planilha, anotar em um caderno, ou até mesmo no bloco de notas do celular.

 

2 – Não ter um planejamento de conteúdos para o Instagram

Esse também é um ponto importantíssimo, que vai realmente decidir se você vai ser consistente ou não: planeje antes de criar.

Se você não tem um planejamento, é comum você acabar sendo traído pelas armadilhas dos imprevistos.

Tudo pode acontecer no seu dia e, se não estiver planejado o que você vai postar, é bem possível que você se perca e não consiga postar.

Por isso, crie o hábito de planejar seus conteúdos. Há diversas formas de fazer isso, pois diversos aplicativos podem te ajudar como o Google Agenda e o Trello, por exemplo.

 

3 – Não seguir o planejamento que você criou

Ah, claro! Se você tem um planejamento incrível mas não executa, obviamente que não vai dar certo. Sempre digo e afirmo que você precisa ir para ação. 

Com a criação de conteúdo não é diferente. Se você planeja, por exemplo, 3 conteúdos por semana, mas não coloca a mão na massa para criar, já era.

A dica então é: siga o que você planejou. Não precisa ser nada grandioso. Até porque no início, você vai ter mais dificuldade (e isso é completamente normal).

 

4 – Não ter um tempo específico para criar o conteúdo do Instagram

É fatal o erro de não separar um tempo específico apenas para criar o seu conteúdo. Isso vai fazer você ficar na mão na hora de postar.

Quando a gente separa um dia da semana, ou do mês, só para isso, tudo flui mais rápido. Isso porque quando você foca e canaliza a sua energia em uma única coisa, você consegue produzir mais.

Otimizar o seu tempo para a criação de conteúdo vai deixar você livre para as outras coisas que precisam ser feitas para o seu negócio. Lembre-se que o Instagram é uma parte do seu negócio, então precisa de dedicação também.

 

5 – Falta de rotina na criação de conteúdo do Instagram

Tudo na vida precisa de um processo e de uma metodologia para funcionar e ter resultado de verdade. Com a criação de conteúdo do Instagram não é diferente.

Existe fórmula mágica ou uma metodologia infalível para isso? Obviamente que não. E é exatamente por isso que você precisa criar uma rotina para a criação de conteúdo para o seu Instagram.

Cada pessoa funciona de uma maneira: por exemplo, se é você que cria a arte e a legenda, separar a criação dos dois em momento específicos pode ser uma ótima opção. Você pode primeiro criar as legendas, e depois as artes.

Mas, tem gente que prefere criar todo o conteúdo de uma vez só. O importante é você criar um processo que funcione para você e implementar essa rotina.

 

6 – Copiar conteúdo do Instagram de outras pessoas

Erro fatal. Tudo bem, tem vezes que até pode dar aquela vontade de copiar o post super comentado do coleguinha. (“Talvez, funcione pra mim também.” – Você pode pensar.)

Mas já te digo que isso não vai funcionar. Se essa é uma alternativa para que você “não fique sem postar” e mantenha a sua consistência, eu te digo que vai dar ruim.

Isso porque as pessoas percebem a cópia. Além disso, elas estão extremamente cansadas de ver a mesma coisa sempre rolando na sua timeline. Então, mesmo que seja para “manter a consistência”, nunca copie.

Sempre digo: inspire-se, mas nunca copie!

 

7 – Não escutar sua persona

Muitas vezes, você não sabe o que postar porque não escuta o que a sua audiência tem dito para você. As pessoas dão pistas, mesmo que sutis do que gostam, querem e precisam consumir como conteúdo.

Então, você pode perguntar diretamente, na caixinha de perguntas dos Stories ou fazer enquetes. Essa é uma pesquisa fundamental.

Mas, tudo bem: “ninguém responde suas caixinhas!”. Ok!

Uma ótima opção é ver como é o comportamento das pessoas com o conteúdo que você publica: com qual conteúdo elas interagem mais?

Outra estratégia é ver o que a sua concorrência está produzindo: isso é um indicativo do que está sendo falado no mercado. Mas, não esqueça: não é para copiar! Isso faz parte de um processo de pesquisa apenas.

 

E aí, você tem cometido algum desses erros? A constância do seu Instagram está sendo prejudicada por isso? Então está na hora de mudar!

Aplique essas dicas e comece hoje mesmo um posicionamento digital forte na criação de conteúdo do seu Instagram.

Porque, se utilizado da maneira correta, o Instagram é uma super ferramenta, que pode te ajudar muito a alavancar o seu negócio.

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Espero ter te ajudado!

Até a próxima!

Gabi Archetti.