Como se posicionar melhor no digital: 5 dicas incríveis

Você pode posicionar a sua marca de forma poderosa no digital

Você tem uma marca, um negócio, mas ainda não sabe como se posicionar perante as pessoas para ser reconhecido e valorizado?

Então, o Branding é sobre isso. É sobre valorizar a sua marca para que as pessoas te enxerguem do modo como você quer. Em outras palavras, o Branding trabalha a sua reputação na cabeça dessas pessoas para elevar o desejo que elas têm de comprarem seu produto ou contratarem seu serviço.

Saiba mais sobre o que é Branding neste artigo: clica aqui!

E, claro, o digital (com as redes sociais principalmente) te ajuda nisso. Mas como posicionar melhor a sua marca no digital?

Por isso, hoje aqui você tem 5 dicas super fundamentais para você:

1 – Decida como você quer ser visto

Uma das primeiras atitudes que você precisa tomar quando quer se posicionar no digital é decidir a forma como você quer que as pessoas te enxerguem como marca.

Isso quer dizer que você precisa definir quais são os valores e crenças da sua marca. Uma das coisas que eu gosto muito de enfatizar é que nenhuma marca pode ficar em cima do muro. Porque se você não decide como você quer ser visto, e não se posiciona, as pessoas vão criar sozinhas uma reputação sobre você na cabeça delas.

Se posicione ou seja posicionado de qualquer jeito pelos outros.

Por isso, antes de qualquer coisa, você precisa tomar uma decisão de se posicionar e definir como você quer que as pessoas te vejam e te percebam.

 

2 – Consistência é a chave para se posicionar melhor

Além de decidir como você quer ser visto, as pessoas precisam te ver. Hoje, no digital, se você não está presente, as pessoas esquecem muito facilmente de você. Isso porque estamos em uma era de muita informação. Ou seja, muitas pessoas estão criando conteúdo e se posicionando.

Então, se você não der atenção à sua audiência, ela também não vai dar a você. Por isso, é fundamental que você apareça nas redes sociais.

Se você desaparecer, as pessoas não vão lembrar de você como uma possível solução para o problema delas.

Seja consistente no seu posicionamento. Esteja sempre presente: e claro, responda seus seguidores (seja nos comentários, mensagens etc.)

 

3 – Mostrar seu lifestyle e bastidores conecta

Um outro ponto importantíssimo é que hoje as pessoas não querem mais ficar só consumindo conteúdos técnicos. Estamos na era do infotenimento. Esse conceito é um tanto novo, mas quer dizer que as pessoas buscam informação e entretenimento juntos. Então, uma ótima estratégia de posicionamento de marca é você passar informações e ensinar as pessoas de forma mais leve e divertida.

Por isso, é extremamente importante que você humanize a sua comunicação nas redes sociais. Ou seja, mostre seu lifestyle: como você vive, seus hábitos e costumes. Além disso, os bastidores do seu trabalho também são uma grande forma de se conectar com as pessoas, porque isso gera identificação e pertencimento.

Em resumo, se você não se conectar de verdade com as pessoas e só postar artes e as mesmas coisas que todo mundo posta, você também não vai ter um posicionamento forte. Ou seja, postar apenas conteúdo técnico se torna chato para as pessoas e, assim, enfraquece seu posicionamento de marca.

 

4 – Ser autêntico é indispensável

Nas redes sociais, ser igual a todo mundo te faz ser esquecido rapidinho. Isso porque, como já falei antes, tem um mar de conteúdo sendo criado, uma montanha de gente se posicionamento na internet. Então, como você vai ser escolhido se você oferece a mesma coisa que todo mundo?

Se você copiar o que os outros fazem o tempo inteiro, automaticamente as pessoas vão perceber e vão perder o interesse. Quando você é autoral, você constrói a sua autoridade, e seu valor é reconhecido pelas pessoas.

Lembre-se: Autoridade tem a ver com autoralidade.

 

5 – Se posicionar é trabalhar a sua comunicação de forma intencional

Mas, nenhuma das dicas anteriores vai funcionar para você ter um posicionamento forte no digital se você não for intencional na sua comunicação.

O seu posicionamento tem que se conectar com as pessoas. E tudo o que você comunica em seus pontos de contato constrói o seu posicionamento na cabeça das pessoas, certo? Então, você precisa de intencionalidade e estratégia naquilo que você compartilha com as pessoas.

De nada adianta postar vários conteúdos sem direcionar para a audiência certa, para o objetivo que você fixou e por aí vai.

Tudo comunica. E aquilo que você deixa de comunicar também. Então, pense na sua estratégia e seja intencional na sua comunicação sempre.

 

Aposto que agora você já consegue começar a se posicionar melhor no digital. Com essas 5 dicas, não tem erro. Já começa a aplicar e me conta o resultado, ok?

Até a próxima!

Gabi Archetti.