Aprendendo com a Nike a construir uma marca de sucesso

6 fatos para aprender com a Nike a construir uma marca de sucesso

Assim como tantas marcas, a Nike nasceu pequena e hoje é uma das maiores marcas de sucesso de calçados e roupas esportivas do mundo. Então, nada melhor do que aprender com ela a construir uma marca de sucesso.

Mas por trás de todo esse sucesso sempre tem uma jornada, um caminho, uma luta, mas acima de tudo, muita vontade.

 

1 – Toda marca de sucesso começa pequena

Phil Knight e Bill Bowerman começaram a marca investindo em sapatos confeccionados por sapateiros locais, depois, por calçados importados do Japão, até que desenvolveram uma parceria com a Blue Ribbon Sports.

O público acabou aprovando os sapatos, porque tinha o mesmo nível de qualidade de marcas como a Adidas e Puma. O desenvolvimento desse novo modelo de tênis fez a parceria com a marca japonesa Tiger se desfazer. Foi aí que surgiu a Nike que conhecemos hoje.

 

2 – O nome da marca faz parte do seu sucesso

Para que as pessoas te conheçam e te reconheçam como autoridade e você construir uma marca de sucesso, ter um nome de impacto é essencial.

Nike é a deusa Grega da vitória, que personificava o triunfo e a glória.

Phil Knight, em busca de ideias, estava pelo mundo, e se deparou em uma das suas visitas com a inspiração da Deusa da Vitória Nike, uma deusa que podia voar e correr em grande velocidade, além de outras qualidades.

A logo, por sua vez, foi criada por 35 dólares por uma amiga de Phil, Carolyn Davis. O símbolo representa o movimento da corrida, ultrapassagem, para trazer a sensação dessa velocidade, conectada à característica da deusa.

 

3 – A Revolução da Nike para se tornar uma marca de sucesso

Construir uma marca de sucesso não é fácil, precisa de uma grande ideia, aquela sacada que te leva a um outro nível. Por isso, a grande revolução da Nike veio de uma ideia aparentemente simples, mas muito autêntica.

A partir de um café da manhã, o treinador Bowerman pensou no solado de tênis com a forma de waffles. Ao conseguir otimizar esse solado, o tênis foi o primeiro grande sucesso da marca – a verdadeira revolução da Nike, levando Phil Knight ao rol dos milionários nos anos 1980.

 

4 – Collabs são essenciais

Quando a gente se conecta com marcas de sucesso é muito mais fácil construir uma marca de sucesso. Isso é um fato, e está aí para qualquer um ver.

A Nike investiu em parcerias com atletas profissionais como Tiger Woods, Lebron James e Kobe Bryant, mas foi com Michael Jordan em 1984 que a virada de jogo aconteceu de verdade. Até hoje, a linha de calçados que leva o nome “Air Jordan” está entre os modelos mais produzidos e lucrativos da Nike.

 

5 – Ter uma cultura organizacional forte também te faz uma marca de sucesso

A cultura organizacional são os valores da marca. Para a Nike esses valores também são seu ponto forte. Os seus pilares são:

  • Culto ao esporte: a valorização do corpo e do esporte fazem a Nike ser uma potência no ramo.
  • Inovação: a marca está sempre voltada a inovar em seus produtos, para melhorar a sua entrega e garantir mais satisfação do cliente.
  • Talento: a empresa está sempre preocupada em investir em seus funcionários, para que se garanta a qualidade dos produtos e o seu movimento de inovação.
  • Diversidade e inclusão: a Nike acredita que quando pensa em diversidade e inclusão, isso favorece o surgimento de novas ideias e perspectivas que são o ponto-chave do sucesso da marca.

 

6 – Ter uma missão definida e clara faz toda a diferença

E, claro, a Nike tem a sua grande missão no mundo, porque é daí que as marcas de sucesso nascem de verdade: do seu propósito.

Quer saber um pouco mais sobre como o seu propósito pode te ajudar a construir a sua marca de sucesso? Clique neste artigo e entenda melhor.

A grande missão da Nike é desenvolver produtos que elevem não só o potencial atlético das pessoas, mas também que entendam que são capazes de tudo. Essa missão clara e defendida em todo o mundo pela a marca é o que faz a empresa ter tanto sucesso.

Por isso, um dos principais movimentos de marca que a Nike levanta é o “Just Do It” (“Apenas faça”), que já dura há 15 anos e carrega um grande significado sobre a missão da marca.

 

E aí, curtiu esses insights?

Espero ter te ajudado!

Até a próxima!

Gabi Archetti.