Como criar uma marca de sucesso: 5 passos práticos

O que fazer para criar uma marca de sucesso do zero hoje em dia?

 

Para quem quer criar uma marca de sucesso do zero, a primeira coisa que eu gosto de falar é que você precisa se olhar e se entender como uma marca.

 

Outro ponto fundamental a partir disso é você entender que ter presença digital virou uma questão de sobrevivência de um negócio. 

 

Então, com isso você precisa construir um posicionamento online e offline para a sua marca que seja congruente com seus valores e crenças. 

 

Muitas empresas focam apenas no seu produto ou serviço, e não na própria marca. E todo produto ou serviço tem um ciclo de vida, que um dia acaba. Por isso, você precisa investir na construção da sua marca, que é o que vai fazer o seu negócio durar.

 

Vamos aos 5 passos para criar uma marca de sucesso do zero:

 

1 – Para ser uma marca de sucesso, tenha clareza sobre quem você é

 

Eu já falei disso por aqui, mas vale a pena reforçar: uma Marca não é o que você diz que é, mas o que os outros percebem de você

 

Então, vamos refletir: quando as pessoas pensam em você, o que elas dizem sobre você? Esses são os atributos da sua marca.

 

 As pessoas te perceberam dessa forma porque você levou elas a pensar dessa maneira. Então, inconscientemente ou conscientemente, você cria na cabeça das pessoas uma percepção

 

Eu sempre digo que tudo o que a gente faz e fala comunica sobre nossa marca.

 

Por isso, você precisa pensar em cada detalhe da sua imagem, para poder passar uma percepção na cabeça das pessoas. 

 

O importante é que você precisa ter clareza sobre qual atributo você quer ser reconhecido pelas pessoas, para que você possa transmitir isso de maneira intencional e congruente

 

E se não estiver claro para as pessoas os atributos que você quer passar, por exemplo: responsável. Daí você precisa criar toda uma comunicação em torno disso para poder fazer com que as pessoas te percebam daquela forma.

 

Não estou dizendo aqui para você deixar de lado os seus defeitos, mas você precisa externalizar aquilo que você tem de melhor para que as pessoas possam te reconhecer como um diferencial e que você seja a escolha delas quando precisam de um produto que você oferece. 

 

É assim que a gente forma uma comunidade. Porque externalizando como você deseja que as pessoas te percebam, você vai atrair pessoas que estejam na mesma vibe que você, com os mesmos objetivos e metas. 

 

Por isso, fica muito mais fácil você se conectar com as pessoas certas, ou seja, o seu verdadeiro cliente ideal. 

 

2 – Uma marca de sucesso evita polêmicas desnecessárias

A segunda dica, então, é evitar polêmicas desnecessárias, principalmente na internet. Isso não quer dizer que você não deve levantar sua bandeira e colocar a sua opinião. Porque isso faz parte da construção do seu Branding.

 

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Mas você precisa colocar na balança se esse assunto faz sentido, se é intencional, se vale a pena ser debatido naquele momento. 

 

Você precisa avaliar se aquele assunto é relevante para a sua comunicação com a sua audiência, se você tem autoridade e conhecimento sobre o assunto.

 

Polêmicas podem ter um resultado positivo ou negativo. Por isso, pense muito bem antes de se envolver ou investir sua comunicação nisso. 

 

3 – Externalize a sua personalidade e crie relacionamentos de uma marca de sucesso

 

Você deve externalizar a sua personalidade, aquilo que você acredita, os seus valores e isso até pode ser polêmico, mas isso tudo precisa ser intencional e estratégico para a sua marca. 

 

E a partir disso que você cria uma comunidade. É através do relacionamento que você gera com o seu cliente que você gera a recorrência, ou seja, que você faz um cliente comprar de você mais de uma vez. 

 

As pequenas marcas acabam não dando atenção a isso, mas a sua base de clientes é o mais importante

 

E é por isso que você precisa criar uma comunidade de pessoas com os mesmos objetivos e crenças que vão estar com você, levantar sua bandeira junto com você e comprar de você de forma recorrente. 

 

Com isso, qualquer produto que você lance, você vai vender. 

 

Um outro ponto importante é que você, a partir dessa comunidade pode criar novos produtos ou serviços apenas perguntando para a sua base de clientes o que eles precisam ou desejam. 

 

Então, para criar uma marca de sucesso do zero, você precisa aprender a criar esse relacionamento com seus clientes. 

Quer saber como construir seu posicionamento no digital? Confira esse artigo aqui!

 

4 – Tenha congruência com seus atributos e crenças

 

Você precisa ser consistente com o que você externaliza e congruente com seus valores e crenças e com aquilo que você prega. 

 

Então, de nada adianta você falar frases de efeito e mostrar seu lifestyle se isso não for congruente com o que você fala. 

 

Você precisa se manter firme na sua comunicação para passar a sua audiência a imagem que você precisa, mas também precisa estar congruente com a bandeira que você levanta. 

 

Então, não crie um personagem e não tente ser quem você não éAs pessoas não gostam de personagens. As pessoas se conectam com pessoas reais. Elas percebem quando a gente cria algo que não somos. 

 

E lembre-se: não importa se algumas pessoas não se conectarem com você. Isso faz parte do jogo. Algumas pessoas vão se conectar e outras não.

 

Uma coisa que eu gosto muito de falar é que a “nossa marca não é para todo mundo e está tudo bem”. Isso quer dizer que você vai se conectar ao seu cliente ideal e é isso que importa no final das contas.

 

5 – Tenha consistência e persistência

 

Ninguém começa grande e ninguém se torna grande da noite para o dia. Claro que todo mundo gostaria que fosse assim, e a gente vive em uma era do imediatismo.

 

E é por isso que muitas pessoas desistem no meio do caminho, porque querem investir seu tempo e seu dinheiro durante um mês e querem ser os maiores do mercado. Não é assim que funciona.

 

Você precisa fazer o que tem que ser feito todos os dias, sem cansar e sem desistir.

 

A consistência vai fazer você reconhecido, notado e as pessoas vão te dar credibilidade e autoridade naquele assunto. E é aí que você vai criar uma marca de sucesso do zero

 

Então não desista. 

 

Espero ter te ajudado!

 

Até a próxima!

Gabi Archetti.