5 conceitos fundamentais para sua marca

O Universo do Branding: alguns conceitos principais

Conhecer conceitos é importante em qualquer área, isso porque, é partir desses conceitos que vamos fundamentar e embasar nossas ações e a construção do nosso posicionamento. No universo do Branding também não é diferente.

Então, para ter clareza de tudo o que você precisa saber para começar, e para você também que já está no processo, mas ainda tem dúvidas, aqui vai uma breve explicação de cada um deles.

 

Branding

A palavra Brand, em inglês, significa marca. A palavra Branding significa gestão da marca, ou melhor, gestão da reputação da marca. Em outras palavras, o Branding é um processo que visa que a marca ganhe mais reconhecimento pelo seu público, esteja mais presente na mente do consumidor.

Dessa forma, muitos elementos são construídos dentro de um processo de Branding. Por isso, eles precisam ser geridos para que a marca perpetue de fato no mercado.

 

Marca pessoal

Muitas pessoas dizem que querem construir uma marca. Mas uma coisa importante que quase ninguém percebe, é que você já é uma marca e as pessoas te percebem de alguma maneira.

Por isso, a sua marca pessoal é o que te representa hoje, aquilo que as pessoas falam de você. Ela é o sentimento que você gera nas pessoas hoje, as impressões que você deixa por onde você passa. A consequência disso é que tudo fala sobre você, aquilo que você veste, usa, faz ou fala.

Como será que as pessoas estão te vendo?

Já parou para pensar sobre isso?

 

Branding pessoal

Pensando dessa forma, o Branding Pessoal é todo o processo de gerenciar a sua marca pessoal, para fazer esse alinhamento de como você quer ser visto, de como as pessoas de fato te veem. Para isso, trabalha-se de forma intencional em tudo que se comunica, atribuindo todos os significados que você quer transmitir para comunicar o seu melhor.

Porém, essa gestão não se fecha somente ao mercado ou ao seu lado profissional. Isso porque, na cabeça das pessoas, elas não te separam em dois lados, em dois quadrantes diferentes. Você tem que fazer o processo de gestão da sua marca na vida e no seu lado profissional, para que você seja congruente em todas as suas ações.

Saiba mais detalhes sobre Branding Pessoal aqui neste artigo!

 

Posicionamento

É o lugar que você ocupa na mente das pessoas. Ele é o resultado do processo quando você gerencia a sua marca.

No dicionário, posicionamento está definido como

  1. ato, processo ou efeito de posicionar(-se).
  2. opinião, posição quanto a algum assunto.

O posicionamento está muito ligado aos conceitos que te definem, aos valores que as pessoas conseguem captar de você: sobre a sua personalidade, autoralidade e autenticidade.

Então, é sempre necessário que você externalize isso para as pessoas, para que elas entendam verdadeiramente quem você é e qual transformação você pode gerar na vida delas.

 

Reputação

A sua reputação é o que o público fala sobre você, ou seja, a opinião das pessoas quando você não está presente e que elas captam pelo que você transmite.

Podemos dizer que a reputação é o que fica das suas “atitudes diárias” e o que é construído na cabeça das pessoas. Ela pode ser boa ou ruim. Além disso, você pode direcionar as pessoas a te perceberem de alguma forma, por isso o Branding é essencial.

Uma coisa importante: você nunca conseguirá obrigar ninguém a te perceber de alguma forma, mas é possível ter atitudes intencionais e estratégicas para influenciar que as pessoas criem nas suas cabeças a reputação que você deseja para sua marca.

 

Tenho certeza de que agora tudo ficou mais claro!

Espero ter te ajudado a entender melhor esses conceitos para poder aplicá-los.

Até a próxima,

Gabi Archetti.